topo

menu_csc2

Oficinas de Dança e de Teatro recomeçam em SCII

 

CARTAZ DE DIVULGAÇÃO - AULAS DE DANÇA E DE TEATRO 2018

 

Oficinas de Dança e de Teatro recomeçam em SCII

 

As Oficinas de Dança e de Teatro recomeçaram em São Cristóvão II, no dia 19/04, para as/os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do campus, interessadas/os em participar. Devido ao sucesso e à procura, em 2018, as vagas foram estendidas aos estudantes do Ensino Médio/SCIII.

A Oficina de Dança, ministrada pelas professoras Érica Bianna e Tulani Pereira, tem como base os elementos e os fundamentos da dança contemporânea, inserindo ritmos e técnicas variadas, além de priorizar uma vivência rica e criativa, sendo denominada “dança criativa”. Para isso, são aplicadas técnicas variadas de ensino de dança, de relaxamento, de composição coreográfica e de alongamento.

A Oficina de Teatro utiliza o corpo como base de estudos e de trabalhos, promovendo uma experiência mais sensorial e intelectual. São propostos jogos que incentivam a “descoberta” do corpo no espaço e a integração entre corpo e voz. A metodologia utilizada pela professora Juliana Soure é mais voltada para as pesquisas do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal. Já a professora Marcela Siebler segue as sugestões de Viola Spolin, Stanislavsk e Bertold Brecht.

As Oficinas trabalham em parceria, mas seguem propostas independentes. Com duração de um ano, foram abertas várias turmas, favorecendo a participação dos alunos no contra turno.

As aulas de Dança e de Teatro fazem parte de um projeto piloto da Reitoria do Colégio Pedro II que teve início no Campus São Cristóvão II, em 07 de junho de 2017, no Teatro Mário Lago. Destinadas, a princípio, aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do campus, têm como meta: desenvolver o autoconhecimento, facilitar a expressão, valorizar a identidade, explorar a memória corporal e a noção de espaço e incentivar a integração.

As inscrições estão sendo realizadas na recepção da Direção/SCII, onde encontram-se os horários das turmas.

 

Depoimentos de estudantes que fizeram parte do projeto em 2017.

“Pra mim, a importância do teatro e da dança é muito grande, porque quando você está na frente da sua turma para apresentar um trabalho ou tem uma ocasião em que precisa se apresentar para outras pessoas, você precisa saber como se comunicar e como agir naquele momento. Na dança, por exemplo, você aprende como posicionar seu corpo no espaço, aprende a se conhecer melhor, a conhecer seu corpo e no teatro, você usa isso também e aprende a usar a voz, a se colocar em diversas situações. Essas são as principais questões pra mim, mas é claro que existem muitas outras mais complexas.”

(Matheus Trindade, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental e do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) de SCII e integrante das Oficinas de Dança e de Teatro.)

 

“Eu acho que é um local onde eu posso me expressar, colocar o que eu sinto, ser livre. Eu me sinto livre quando estou fazendo dança e teatro e isso, é um crescimento enorme! Fora as oportunidades que tive. Eu fiz o D. Pedro II nos 180 anos do Colégio Pedro II, então, foi uma experiência muito legal. E trabalhar com a diversidade na Jornada Pedagógica, além disso, a gente teve uma vivência em que fomos para a UFRJ e eu tenho muita vontade de estudar lá. Pra mim é um crescimento pessoal muito grande e muito gratificante!”

(Glória Lyla, aluna do Ensino Médio/SCIII e integrante das Oficinas de Dança e de Teatro.)

 

Setor de Comunicação Social/CSCII

COLÉGIO PEDRO II - CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II
Campo de São Cristóvão, 177 - São Cristóvão
Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20921-903
CNPJ: 42.414.284/0011-84
Tel.: (21) 3891-1095 / Fax: (21) 2580-2729
Problemas no site, entre em contato - site@csc2cp2.net