topo

menu_csc2
Classes de Adequação Idade-Série em SCII

 

Classes de Adequação Idade-Série em SCII

 

 

No dia 17 de março, a Direção do Campus São Cristóvão II apresentou o projeto Classe de Adequação Idade-Série (CAIS) à comunidade escolar. O evento ocorreu no Anfiteatro do campus e contou com a participação da Equipe Pedagógica responsável por sua elaboração.

A implementação de classes de aceleração foi um projeto encaminhado pela Reitoria e que, a princípio, está sendo desenvolvido somente pelos campi São Cristóvão II e Engenho Novo II.

No Colégio Pedro II há um número significativo de estudantes que cursam séries que não condizem com suas faixas etárias, devido às retenções em uma ou mais séries durante a trajetória escolar. O projeto foi criado com o objetivo de oferecer a esses estudantes um ambiente diferenciado de aprendizado, no qual possam desenvolver habilidades e competências para darem prosseguimento à vida acadêmica com maiores possibilidades de sucesso.

 

O Projeto CAIS em São Cristóvão II

A Direção e a Equipe Pedagógica do campus São Cristóvão II, preocupadas com o desempenho escolar e com o que ele representa na vida do indivíduo, está desenvolvendo o projeto Classe de Adequação Idade-Série (CAIS) como estratégia para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem para esse grupo de estudantes.

Reuniões abertas a todos os servidores do campus vêm ocorrendo desde novembro de 2017 e, com isso, vem sendo configurada a Equipe Pedagógica que atuará no CAIS, da qual fazem parte, atualmente, a Diretora Pedagógica Adriane Farah e os professores André Pires (Artes Visuais), Alita Caiuby (Português), Bruna Pavam (Francês), Bruno Reis (Inglês), Cecília Pessoa (Ed. Física), Daniel Mesquita (Matemática), Jorge Leal (Ciências), Júlio Paixão (História), Maurício Durão (Educação Musical), Nicolau Bandeira (Ciências Sociais), Rodrigo Pina (Geografia), o orientador educacional Bruno dos Santos Siqueira e a psicóloga escolar Elizabeth Dutra.

O trabalho será desenvolvido por meio de projetos pedagógicos, para que as matérias sejam abordadas de modo inter e transdisciplinar e os estudantes contarão com o acompanhamento pedagógico próximo de um(a) professor(a)-parceiro(a).

As avaliações serão realizadas durante todo o processo, de forma contínua e diversificada, com certificações semestrais (de seis em seis meses) e com média 5.0, como a média final do Colégio Pedro II.

Inicialmente, o projeto atenderá o 8º ano (estudantes com idade igual ou maior que 15) e o 9º ano (estudantes com idade igual ou maior que 16 anos), com a formação de duas turmas, cada uma composta por 20 estudantes, seguindo os critérios pré-estabelecidos pela Reitoria, de maior idade, de quantidade de retenções e de aprovações em COC nas séries.

“Fizemos a primeira reunião para apresentar o projeto aos responsáveis. Aqueles que vieram, se mostraram bastante interessados e gostaram muito do fato de a escola estar elaborando projetos que possam de fato incluir todos os seus estudantes, garantindo-lhes o sentimento de pertencimento e incentivando a participação. Os estudantes vêm nos procurando para saber do projeto e muitos já manifestaram desejo e esperança de participar do CAIS”, disse Adriane Farah.

A Direção do campus entrará em contato com os responsáveis para verificar se aceitam participar do projeto e informa que será necessária a assinatura de um termo de adesão, quando forem chamados pelo Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica (SESOP). 

Setor de Comunicação Social CSC II

COLÉGIO PEDRO II - CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II
Campo de São Cristóvão, 177 - São Cristóvão
Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20921-903
CNPJ: 42.414.284/0011-84
Tel.: (21) 3891-1095 / Fax: (21) 2580-2729
Problemas no site, entre em contato - site@csc2cp2.net