topo

menu_csc2
3ª Jornada Pedagógica em São Cristóvão II

 

3ª Jornada Pedagógica em São Cristóvão II

 

No período de 06 a 09 de dezembro, ocorreu a 3ª Jornada Pedagógica do Campus São Cristóvão II "Diversidade na Escola: somos todas e todos", organizada por uma comissão formada por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar.

Objetivando demonstrar e valorizar a diversidade que caracteriza a comunidade escolar de São Cristóvão, a 3ª jornada teve uma peculiaridade: a priorização de atividades, oficinas e apresentações culturais elaboradas pelos servidores, discentes e responsáveis do campus. De acordo com a professora Adriane Farah, coordenadora do Núcleo de Atendimento à Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE/CSCII) e integrante da comissão, durante essa jornada, se pôde valorizar os talentos “da casa”.

No dia 06 de dezembro, no turno da manhã, a informalidade tomou conta do pátio na abertura do evento, com as apresentações do grupo “Fazendo Música no Percurso da História”, coordenado pela professora de Educação Musical Rebeca Vieira; do Coral de Libras com Vanessa Bartolo (NAPNE/SCII) e do aluno José Yuri, da turma 805, cantando rap com a equipe de Educação Musical.

A partir das 9h, iniciaram as oficinas e as atividades que aconteceram simultaneamente em várias salas do campus, como: “intervenção #pólen amor” na sala de aula da turma 804, com a professora de Português Alita Caiuby; apresentação do filme “La Casserole D`Anatole”, com a equipe de Francês; vídeo-debate “Estrelas Além do Tempo”, direcionado aos estudantes do 8º e 9º anos, com os professores de Matemática Bruno Ribeiro e Diego Alves; “Soroban: a calculadora – revisora de texto em Braille”, com a servidora Vânia da Silva (revisora de texto Braille/NAPNE) e o aluno Gabriel Miranda, da turma 905; “Mesa de Jogos e Desafios”, direcionada aos estudantes do 6º e 7º anos, com a professora de Matemática Gabriela Marques; Oficina de Libras, com Vanessa Bartolo (NAPNE/SCII); “Games e Sexismo: de Mr. Pacman a Lara Croft”, com os coordenadores do Núcleo de Game, Atividades e Metodologia de Ensino (NuGAME), Marcos Lima, e do Laboratório de Estudos em Educação e Diversidade (LEDi), Cristiane Cerdera e alunos/as pesquisadores/as; “History” ou “Herstory: mulheres incríveis que fazem a história”, com as professoras Cristiane Cerdera (LEDi), Suelen Siqueira (História) e bolsistas da PIC Jr. e “Cabine Fotográfica da Diversidade”, com a equipe de Informática Educativa CSCII.

Finalizando o 1º turno da jornada, a peça “Romeu e Julieta”, com a turma da professora de Teatro Marcela Siebler, lotou o Teatro Mário Lago.

A abertura do evento no 2º turno, além da informalidade, se caracterizou pela integração, com a apresentação de uma banda formada pelos professores da Equipe de Educação Musical, pelo Diretor do campus Bernardino Matos e estudantes que tocaram um repertório com músicas nacionais e internacionais.

As oficinas e atividade começaram às 15h e o fechamento ficou por conta das apresentações da peça “O Santo e a Porca” com a turma da professora de Teatro Juliana Soure e de “Nuances Femininas na Estética Nordestina” com a turma da professora de Dança Erica Bianna.

 

No segundo dia da jornada, 07/12, os estudantes do 8º e 9º anos puderam se exercitar com o Torneio de Polo Aquático Gigante organizado pela equipe de Educação Física.

Os estudantes puderam acompanhar mais uma intervenção do “projeto Pólen”, com a professora de Português Alita Caiuby. Nesse dia, foi a turma 806 que deu um toque colorido na sala de aula.

Teve mais apresentações de teatro e de dança, com as peças “Contação de Histórias” e “Meu Querido Diário” com as turmas das professoras de Teatro Juliana Soure e de Dança Tulani Pereira.

O show de talentos com estudantes dos campi São Cristóvão II e III deu o toque final das atividades no 1º turno.

As turmas do período da tarde também puderam “queimar calorias” com o Torneio de “Queimadão”, organizado pela equipe de Educação Física.

A “Oficina de danças afro-brasileiras”, com jongo, maracatu e coco, com a professora Tulani Pereira, deu ritmo a jornada e as apresentações de teatro e de dança fecharam o 2º dia, com “O Pagador de Promessas”, com a turma da professora de Teatro Juliana Soure; “Groove urbano” e “Roda a Saia”, com as turmas da professora de Dança Tulani Pereira.

No dia 08/12, foi a vez dos estudantes do 6º e 7º anos participarem do Torneio de Polo Aquático Gigante na piscina, organizado pela equipe de Educação Física.

A intervenção “#Pólenamor”, com a professora de Português Alita Caiuby, pintou a sala de aula da turma 808. Os estudantes deram um toque especial e colorido na sala.

O fechamento do evento no 1º turno ficou por conta das apresentações “Roda Viva”, com a turma professora de Teatro Juliana Soure; “Boneca de Lixo” e “Empoderar Cabelos”, com as turmas das professoras de Dança Erica Bianna e Tulani Pereira respectivamente.

A tarde começou com um vídeo-debate com os professores de Matemática Ronald Simões e Daniel Mesquita, seguido do torneio de “Queimadão”, direcionado aos estudantes do 6º e 7º anos.

A “Oficina Livre de Desenho”, com a responsável Deborah Trindade e o desenhista André Brown e a “Oficina de Máscaras”, com a professora de Teatro Marcela Siebler, contaram com um grande número de participantes.

A apresentação de dança com o aluno Matheus Trindade, da turma 805, emocionou o público no Teatro Mário Lago. Matheus é cadeirante e exibiu uma coreografia em parceria com a professora Márcia Abreu, do Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek.

A 3ª Jornada Pedagógica terminou no dia 09/12, sábado, com as oficinas “Agroecologia no CPII: colocando a mão na terra”, com o professor de Geografia Rogério Lafayette; “Poesia Presa na Garganta”, com o professor de Ciências Sociais Heyk Pimenta, “Mandalas”, com os professores de Ciências Sociais Nicolau Bandera, Marilia Márcia e Beatriz Gesteira e com as apresentações de “Happy Feet” e “Intocáveis”, com a equipe de Ciências.

Os responsáveis por estudantes do campus São Cristóvão II também puderam participar da roda de conversas “Ser ou Estar Humano?”.

O último dia da jornada também contou com as apresentações de teatro com as peças “Isso é Normal?”, com a turma da professora Juliana Soure; “Romeu e Julieta” e “Teatro MacBeth”, com as turmas da professora Marcela Siebler e de dança com “Pra quem se deixar pintar”, com a turma da professora Erica Bianna.

A diversidade, tema da jornada, foi representada no fechamento do evento com uma Oficina Livre de Teatro e de Dança, com as professoras Marcela Siebler e Erica Bianna, que reuniu estudantes e servidores no Teatro Mário Lago.

“A cada jornada aprendemos mais com toda a comunidade escolar e construímos laços mais fortes. As oficinas e atividades artísticas contribuíram muito para o desenvolvimento de habilidades e para a formação de plateia. Nossa comunidade escolar viveu momentos emocionantes em quatro dias”, enfatiza Elizabeth Dutra, assessora da Direção do campus.

Setor de Comunicação Social/CSC II

COLÉGIO PEDRO II - CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II
Campo de São Cristóvão, 177 - São Cristóvão
Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20921-903
CNPJ: 42.414.284/0011-84
Tel.: (21) 3891-1095 / Fax: (21) 2580-2729
Problemas no site, entre em contato - site@csc2cp2.net