topo

menu_csc2
CSCII desenvolve projeto Conhecendo sua Cidade

 

CSCII desenvolve projeto Conhecendo sua Cidade

 

Nos dias 10, 11 e 12 de julho, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, do campus, participaram da saída pedagógica vinculada ao projeto Conhecendo a sua Cidade, que teve como objetivo “apresentar” alguns locais da cidade em que vivem e estudam, de acordo com os aspectos geológico, sociológico, histórico, dentre outros.

Proposta pela Direção do campus, a saída contou com o apoio e o  acompanhamento das/os professoras/es Adérito Pimenta (Geografia), Adriane Farah (coordenadora do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE), Camila Torres (Ciências), Carine Cadilho (Artes Visuais), Cecília Fonseca (Educação Física), Fabiana Gonçalo (Português), Marcela Siebler (Teatro), Marília da Silva (Ciências Sociais), Paulo Victor (Geografia), Rafael Ventura (Ciências) e Tania Mittelman (História), e das/os servidoras/es técnico-administrativas/os Carolina Pereira (SESOP), Diogo Martins (Biblioteca), Elizabeth Dutra (Assessoria da Direção) e Suzeth Calheiros (Comunicação Social). O Diretor Geral do CSCII, professor Bernardino Paiva Matos e o Diretor Pedagógico, professor Jorge Leal da Silveira, também participaram da atividade.

Com um roteiro diversificado, saindo de São Cristóvão e percorrendo os Arcos da Lapa, a Zona Portuária, o Museu do Amanhã, o Monumento a Estácio de Sá, o Forte do Leme ou a Pista Cláudio Coutinho e a Lagoa Rodrigo de Freitas, e considerando as peculiaridades da cidade do Rio de Janeiro, o tour funcionou como uma atividade interdisciplinar, envolvendo temas variados, abordados pelos docentes, de acordo com a disciplina de atuação.

“É muito importante perceber o quanto as saídas proporcionam o contato com o conhecimento de forma prazerosa para todas/os. A alegria é a grande marca de momentos assim e a escola também tem que estar ligada à alegria.”, comentou o Diretor Geral, Bernardino Paiva Matos.  

Os estudantes do turno da manhã visitaram a pista Cláudio Coutinho, localizada na Praia Vermelha, no bairro da Urca, fizeram caminhada e piquenique, desfrutaram da paisagem e tiveram contato com a natureza. A trilha no Morro da Urca também fez parte do passeio.

A visita ao Forte Duque de Caxias, mais conhecido como Forte do Leme, foi o ponto culminante da atividade para as turmas do turno da tarde, em que os estudantes também fizeram caminhada, piquenique e conheceram a história do local em diferentes aspectos. Além disso, desfrutaram do pôr do sol, numa paisagem deslumbrante.

“Queria agradecer em nome de toda a turma 907, nós adoramos o passeio!  Queremos mais como esse. Queremos parabenizar toda a equipe e agradecer também.”, disse a estudante Katherine de Faria, do 9º ano.

 Conhecendo a sua Cidade é um projeto planejado para atender às turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do campus, nos seus respectivos turnos, priorizando a segurança e o bem-estar dos estudantes. Conforme o cronograma estabelecido, a atividade para o 8º ano ocorrerá nos dias 08, 09 e 10 de agosto e, para as turmas dos 6º e 7º anos, as datas serão agendadas posteriormente.

Pista Cláudio Coutinho

Também conhecida como Caminho do Bem-te-vi e Estrada do Costão, recebeu esse  nome em homenagem ao ex-treinador da Seleção Brasileira de Futebol Cláudio Coutinho, antigo formando da Escola de Educação Física do Exército.

Integra o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, criado pelo Decreto Municipal nº 26.578 de 01 de junho de 2006.

Inaugurada pelo Exército Brasileiro, no final da década de 1980, tem a extensão de 1,25 km, com marcação de distância a cada 50 metros. Tal caminho guarda belos mirantes e espécies exóticas de plantas e animais.

Forte do Leme

O Forte, originalmente construído entre 1776 e 1799, foi conhecido como o Forte do Vigia, pois tinha como missão, devido à localização, avistar, com antecedência, navios invasores e avisar as Fortalezas de Santa Cruz, em Niterói e do Rio de Janeiro, na Urca. Reformado em 1895, foi rebatizado Forte do Leme e, em 1918, recebeu os canhões alemães Krupp.

Setor de Comunicação Social/CSC II

COLÉGIO PEDRO II - CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II
Campo de São Cristóvão, 177 - São Cristóvão
Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20921-903
CNPJ: 42.414.284/0011-84
Tel.: (21) 3891-1095 / Fax: (21) 2580-2729
Problemas no site, entre em contato - site@csc2cp2.net